O meu projecto pessoal “Natal sem Açúcar” correu razoavelmente bem. Houveram alguns percalços, mas o balanço final positivo. No meu entender, não passar a noite no hospital com o meu pai com a glicemia elevada é algo extremamente positivo. Desde já, agradeço às minhas primas E. e S. e a minha madrinha por me terem enviado o adoçante para poder realizar as receitas e outros ingredientes também.
Manuseio de ingredientes: Eu nunca tinha feito doces com adoçante e outros ingredientes diet e confesso que tive algumas dificuldades. Eu também estava um pouco insegura porque não tive tempo de testar antes do Natal. Então foi um salto no escuro. Descobri algumas coisas, que deve ser óbvio para muitos, mas que para mim foi novidade. Uma delas é que o adoçante como é mais fino do que açúcar, ao bater com os ovos e com a margarina não fica com a mesma textura fofa. Outra coisa que descobri: um bolo feito com farinha integral não cresce da mesma maneira que o bolo feito com a farinha de trigo normal. Pelo menos comigo não cresceu da mesma forma, mesmo utilizando fermento. Até o gosto a doce do adoçante não fica da mesma forma. Se traduzisse a diferença em cores, eu diria que o açúcar é rosa-choque e o adoçante é como se fosse um rosa velho mais em tom pastel.
Manuseio das receitas: Algumas das receitas que eu vi não consegui concretizar. Outras inventei mesmo na hora.
Falta aqui outras imagens de um doce que foi um total desastre, congelou demais e depois derretou todo. Também teve maçã assada, sem açúcar com canela. Pelo que tenho lido as maçãs e a canela são grandes aliados dos diabéticos. A única receita que eu segui de uma revista foi a da primeira imagem, era uma receita de bolo rei. Porém, mudei alguns ingredientes. As outras receitas eu inventei na hora mesmo. Depois eu falo em pormenor sobre isso.
Balanço: foi o natal com menos sabor a natal, no que diz respeito aos doces. Foi uma noite divertida, bem humorada e saudável. Fizemos um amigo oculto e foi bastante divertido. O meu pai estava feliz, o que me deixa também feliz e tranquila. Todos auxiliaram para que este natal corresse bem. Quanto a confecção das receitas fiquei com a certeza de que tenho de praticar mais para melhorar.