Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chá de Menta

Chá de Menta

I am half agony, half hope | Jane Austen

Direito e dever.

É verdade que cultivo um gosto pela literatura histórica e de época. Não se entenda com isto que eu tenha algum saudosismo ou que eu desejaria ter vivido em outra época. Congratulo-me do momento histórico em que vivo, mesmo com as suas incongruências e falhas. Não me revejo numa época em que, por ser mulher, a minha voz não teria qualquer relevância - inclusive num contexto de eleições.

Sendo o voto em simultâneo um dever e um direito, opto por olhar para esta acção como um direito que exerço com alegria. Em democracia, temos o poder de exercer ou não este direito/dever. Ontem, viu-se o elevado número de abstenções. Seguido também do elevado número de críticas por estas redes sociais fora. Dizem que quem não vota não pode cobrar depois.

Questiono-me o que significa este elevado valor de pessoas que não foram votar. Descaso? Desinteresse? Preguiça? Acomodação? Chamem-me ingénua mas este tipo de situação deveria ser um factor de reflexão mais sério do que a mera crítica. A classe política e a sua mensagem obviamente não está a chegar/convencer a todos e/ou quando chega parece ser encarada com indiferença. E, quanto a nós, cidadãos, estaremos a deixar de acreditar num futuro melhor?